A era da transparência

@grupoComunicarte

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Vou começar com uma reflexão pra você: você costuma fazer o que você fala? Agir de acordo com o seu discurso?

Isso não vale para você, pra qualquer pessoa, e vale especialmente para empresas, instituições.

Nós vivemos na era da transparência. Uma era em que as pessoas buscam a verdade, uma era em que nós carecemos de confiança, de credibilidade de fatos, de marcas, de pessoas e ter congruência na sua comunicação é fundamental para a vida e para o mercado.

Tem um termo muito usado nas empresas americanas e que eu gosto muito de replicar nas minhas palestras e treinamentos de comunicação: “walk the talk”, que traduzindo para o português significa “ande de acordo com as suas palavras”, “aja de acordo com o seu discurso, com o que você prega”.

As empresas e as instituições que não agem de acordo com o que pregam estão fadadas ao fracasso. Por exemplo, não adianta pregar a diversidade da porta pra fora, externamente, e agir com preconceito, machismo, desrespeito internamente.

Ou muda ou a sociedade cobra! Não importa se a empresa vende roupa, sapatos, carros, alimentos, serviço, notícia, conhecimento. Sem mudança de postura, de atitude, ela vai sucumbir com o tempo pela falta de transparência, pela falta de congruência. 

Para líderes, gestores e todos nós vale o mesmo. Não adianta cobrar, se você agir diferente. Quer um clima mais agradável no trabalho, melhores relacionamentos na vida, dê o exemplo, melhore a sua comunicação, melhore as suas atitudes. Quer uma empresa respeitada, com uma boa imagem para vender mais? Então, comece respeitando as pessoas que aí trabalham, se importe verdadeiramente com as pessoas e a sociedade. Fale a verdade mesmo nos momentos de crises.  

E não esqueça, o bom exemplo é aquele que funciona na prática. Não mais nos discursos e nas propagandas de marketing.

Michelle Sampaio

Head de Treinamentos do Grupo Comunicarte

Se inscreva na nossa newsletter!

Receba nossas novidades no seu e-mail.

Mais conteúdos

Michelle Sampaio

Agora é com a gente!

Você já parou para pensar o quanto você é importante? E não é importante apenas para as pessoas que te amam, pai, mãe, filho, amigos

Quer conversar sobre a comunicação da sua empresa?

Entenda como o Grupo Comunicarte pode te ajudar!