LinkedIn, o cartão de visita digital

@grupoComunicarte

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

É um prazer falar com você por aqui também e dividir esse espaço com duas feras, Michelle Sampaio e o Marcelo Hespaña.

Eu trouxe um tema que abordamos frequente nos nossos treinamentos e consultorias: O Linkedin serve só pra quem está buscando emprego?

Claro que estamos falando de uma rede social profissional, inclusive se trata da maior rede corporativa que existe e nasceu justamente com o objetivo de conectar pessoas que tenham esse interesse em comum.

Hoje o Brasil é o quarto em números de usuários, mas ainda tem muita gente fora do LinkedIn ou que cria a conta e abandona, sem ao menos atualizar com as informações mais recentes.

Diferente do que se imagina, o LinkedIn não serve só pra quem quer uma recolocação profissional. A gente pode visualizar essa rede social como um grande evento corporativo do seu nicho. Por exemplo o meu, de comunicação e marketing, onde eu posso encontrar e ser encontrada por profissionais da minha área. É um cartão de visita virtual que você pode distribuir atrás das suas conexões ou receber o contato de pessoas que queiram se relacionar com você.

Assim como em uma convenção, se você deixar o cartão de visita dentro da gaveta ao invés de oferecer para um contato estratégico, vocês podem não se cruzar de novo. Para formar uma rede você precisa se comunicar, ou seja, trazendo para o contexto digital, ainda que minimamente você deve manter o seu perfil atualizado e de vez em quando, postar algo relevante. Dessa forma, você vai conseguir ainda fortalecer a sua imagem profissional e caso não seja sua intenção, não é preciso que você se torne um produtor de conteúdo, atuante, com postagens diárias.

Algumas dicas que eu posso te dar nesse sentido:

  • Deixe o seu perfil campeão, super atualizado
  • Escolha muito bem as pessoas que você vai adicionar e opte pelas que você conhece pessoalmente
  • Poste conforme a sua agenda de interesses e também de prioridades
  • Interaja com as publicações da sua rede

Se além disso tudo, você ainda buscar por qualificações e chamar a atenção de recrutadores ou até mesmo de diretores, você pode sim receber uma proposta de emprego, ainda que não esteja procurando.

Uma coisa interessante é que o LinkedIn aparece na busca orgânica do Google. Se você for agora e digitar por Camila Carvalho Redes Sociais, meu perfil deve aparecer nos primeiros links. Essa é uma ajuda para quem estiver buscando pelos serviços que eu ofereço, para que me encontre com facilidade.

Camila Carvalho
Head Digital

Se inscreva na nossa newsletter!

Receba nossas novidades no seu e-mail.

Mais conteúdos

Michelle Sampaio

Agora é com a gente!

Você já parou para pensar o quanto você é importante? E não é importante apenas para as pessoas que te amam, pai, mãe, filho, amigos

Quer conversar sobre a comunicação da sua empresa?

Entenda como o Grupo Comunicarte pode te ajudar!